PPP

                                          PPP -ESCOLA ALICE JULIA TEIXEIRA -


1-APRESENTAÇÃO

            A qualidade de ensino vem sendo intensamente discutida nos dias atuais em todos os quadrantes do nosso país e do mundo. O resgate dessa qualidade passa hoje, com certeza, pela apropriação significativa, criativa, crítica e duradoura do conhecimento do indivíduo como pessoa, como cidadão e agente transformador do mundo. Para isso é essencial a estruturação de um Projeto Político Pedagógico inteiramente comprometido com a missão de bem educar-ensinar, uma vez que o mesmo constitui a identidade da escola.
            O Projeto Político Pedagógico da Escola de Educação Básica Alice Júlia Teixeira está direcionado para a construção efetiva de uma escola dinâmico-participativa. Desenvolvendo-se através do enfoque interdisciplinar voltado ao, educando e a sua aprendizagem. Prioriza a participação efetiva e democrática de educadores, alunos, funcionários e pais no processo educativo.
Desta forma apresenta uma proposta pedagógica que busca um ensino de qualidade respeitando as múltiplas diversidades e a pluralidade cultural, frente às novas exigências do mundo atual, buscando uma nova característica do homem contemporâneo.
            Face ao exposto, precisamos planejar contextualizar, executar e avaliar a prática pedagógica com o propósito de formar o aluno criativo, reflexivo, crítico, consciente, participativo, comprometido socialmente e transformador da sociedade. A Escola de Educação Básica Alice Júlia Teixeira tendo como objetivo dar um bom andamento aos trabalhos escolares elabora seu Projeto Político Pedagógico com a participação importante dos envolvidos na educação: equipe gestora, Associação de Pais e Professores (APP), professores, para se ter uma reflexão conjunta sobre as práticas educativas.




2.2- Características da clientela

Os alunos matriculados nesta unidade escolar são moradores da própria comunidade e de outras como: Orvalho I, Orvalho II e Garganta. A maioria das famílias é oriunda de outras localidades, como também de outros Estados como Paraná e Rio Grande do Sul. Os alunos são filhos de empresários, oleiros, motoristas, operadores de máquinas, agricultores, pedreiros, carpinteiros, arrendatários, autônomos no serviço braçal sem emprego fixo, das raças brancas, pardas, e negras com aspectos culturais marcantes na religiosidade e na alimentação, tendo uma renda mensal que varia entre dois e três salários mínimos e possuem pouca escolaridade, a maioria com o Ensino Fundamental dos anos iniciais e poucos com o Ensino


Médio. As principais denominações religiosas que fazem parte da nossa clientela são: Católica, Deus é Amor, Assembléia de Deus, Universal, Internacional da Graça, Adventista do Sétimo Dia e Deus é Fiel.
 Cerca de 20% das famílias possuem computadores e internet.
Os dados citados foram retirados da ficha de matrícula na secretaria da escola.




ANO

Números de alunos


Aprovados
Reprovados
Evadidos
2010
283
23
24
2011
284
17
48
2012
313
          40
21
2013
299
50
16

Os motivos pelo qual ocorre um grande número de evasão e reprovação são: diversidade da clientela escolar, dificuldades de aprendizagem, baixo poder aquisitivo e alunos trabalhando, falta de estudo, irresponsabilidade, falta de acompanhamento da família em casa e na escola, distorção idade / série dos alunos ainda em alguns casos e rotatividade das famílias devido ao principal vínculo empregatício serem do ramo ceramista, iremos trabalhar com esses fatores desenvolvendo ações que venham diminuir estas taxas (metas e ações no final do PPP). O IDEB de 2011 dos anos iniciais é de 5,0 e dos finais é de 3,6; na Prova Brasil de 2013 foram obtidos os seguintes resultados nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Português 188,81 e Matemática 206,77, nas séries finais Português 240,77 e Matemática 249,36, dados estes fornecidos pelo Ministério da Educação.
A recuperação de estudos é oferecida ao aluno de acordo com a Resolução 158/08 do CEE, paralelamente ao processo ensino-aprendizagem, sempre que for identificada dificuldade e ao final do ano submeter-se-á à recuperação paralela. Ela acontecerá mediante novas situações de aprendizagem como: revisão dos conteúdos, textos ou exercícios, tarefas coletivas, revisão e correção de provas pelo professor no quadro, pesquisas em grupo ou individual na sala ou extraclasse quando os alunos não alcançarem o aproveitamento devido dos conteúdos trabalhados. Todo aluno com nota inferior a sete submeter-se-á à recuperação paralela. A nota da recuperação preponderá sobre a anterior ou terá validade a de maior valor.
Além desses, citamos outros problemas de âmbito geral que procuraremos sanar no decorrer de todo este ano: valorização e apoio aos professores, trabalhar com projetos interdisciplinares, tais como: leitura,
valores, higiene, indisciplina sexualidade além de resgatar e valorizar a história de vida do aluno.
A equipe gestora juntamente com a equipe pedagógica resolveu em consenso adotar algumas estratégias para diminuir as taxas de evasão e reprovação através de palestras e reuniões aos alunos e pais no intuito de
conscientizá-los da necessidade do estudo para adquirir conhecimento e assim ajudar na sua formação, tanto pessoal quanto profissional. Outro caminho é monitorar a freqüência dos alunos e dependendo do número de faltas consecutivas encaminhá-los ao Programa APOIA.



3 - PAPEL DA ESCOLA

 A Escola de Educação Básica Alice Júlia Teixeira tem como função garantir a aprendizagem dos conhecimentos, habilidades e valores necessários à socialização do aluno.
Esta aprendizagem deve constituir-se em instrumentos para que o aluno compreenda melhor a realidade que o cerca, perpassando toda a infância deste ser em formação com experiências significativas que o estabeleçam na sociedade como ser que interage. A criança precisa se reconhecer como parte da comunidade em que vive para que desta forma entenda, atue, modifique e amplie sua cultura.
Neste sentido a escola atua favorecendo sua participação nas relações sociais, possibilitando a leitura e interpretação das informações que hoje são conduzidas e assim, ao chegar à adolescência, a escola possa continuar preparando-os para a sua inserção no mundo do trabalho e sua intervenção crítica na vida em sociedade possibilitando uma juventude com afetivo exercício da cidadania.
É nossa responsabilidade como escola, preparar os alunos para uma aprendizagem permanente, que tenha continuidade após sua vida escolar. Para isso é necessário a cada momento fazer o aluno pensar, refletir, analisar, criar, problematizar, avaliar, tirar conclusões, falar sempre com responsabilidade, entender as diferenças culturais, as limitações de cada aluno e as suas próprias e assim, se relacionar com respeito com todos que o cercam, sabendo que a diversidade é própria do ser humano.
Assim a Escola de Educação Básica Alice Júlia Teixeira tem sua identidade definida no Projeto Político Pedagógico, proporcionando a seus alunos uma educação voltada ao seu crescimento integral com o intuito de que o mesmo possa exercer seus direitos e cumprir seus deveres na sociedade em que está inserido.

3.1- Objetivo Geral da Escola

Proporcionar aos alunos um espaço físico, pedagógico, político e cultural, possibilidades de construção de um conhecimento com qualidade, a
fim de que, através de um posicionamento crítico e criativo, possam conviver e interagir com o outro, com o meio e com o contexto em que estão inseridos, buscando cumprir seu papel de cidadão dentro da sociedade.

3.2- Objetivos Específicos da Escola

- Proporcionar aos educando os meios para que eles próprios desenvolvam suas potencialidades de auto-formação e auto-avaliação;
            - Desenvolver a capacidade de pensar e agir com autonomia;
            - Formar integralmente o educando;        
          - Integrar a escola a comunidade local;
            - Qualificar cada vez mais o ensino;
            - Dirigir esforços para diminuir o índice de evasão e repetência escolar.

3.3- Objetivo específico dos níveis de ensino

3.3.1-Ensino Fundamental
           
Desenvolver no educando, a capacidade de aprendizagem com pleno domínio da leitura, escrita e do cálculo e assegurar-lhe a formação indispensável para o exercício da cidadania tendo em vista a aquisição de conhecimento, habilidades na formação de hábitos e atitudes e fornecer-lhes meios para progredir nos estudos posteriores, e ao mesmo tempo, fortalecer os vínculos familiares e de solidariedade humana em que se assenta a vida social.

3.3.2- Ensino Médio – Educação Geral
           
 Aprofundar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento dos estudos, formando e qualificando cidadãos com o intuito de capacitá-los através dos princípios educativos para que eles possam contribuir no desenvolvimento do seu eu como pessoa humana com maior qualificação de suas habilidades tornando-se assim trabalhadores mais ativos que venha acionar o crescimento do setor econômico e possuam uma qualidade de vida melhor.
                                               
3.4- Quadro geral com números de alunos (Anexo)


4-ORGANIZAÇÃO  CURRICULAR

O Currículo constitui-se no principal objetivo da atuação dos educadores e a apropriação do conhecimento aos alunos.
Conceitua-se como currículo um conjunto de valores e práticas que proporcionam a produção, a socialização de significados no espaço social e contribuem intensamente para a construção de identidade sociocultural dos educandos. Por isso vai sendo construído em um processo dinâmico, conforme aponta as Diretrizes Curriculares de Santa Catarina, (por meio da Proposta Curricular), na resolução 04/10 que vem sendo implementada nas escolas estaduais e nas referências locais, produzidas no âmbito do Projeto Político Pedagógico elaborado pela Unidade Escolar.
            Desta forma, o currículo constitui-se no principal objeto da atuação dos educadores.
            O nosso currículo no Ensino Fundamental e Ensino Médio têm uma base nacional comum. Todavia será pautado num novo entendimento do que são os conteúdos escolares considerados para a apropriação dos conceitos e na forma como estes conteúdos devem ser abordados.
            E assim, cada disciplina elegerá seus conceitos essenciais de trabalho, a partir da compreensão dos campos conceituais, dos conceitos que os mesmos correspondam.

4.1- Metodologia de Ensino

 Para a equipe gestora e o grupo docente a Escola de Educação Básica Alice Júlia Teixeira deve adotar metodologia com enfoque trans e interdisciplinar que gera mudanças, mas para que isso se efetive deve ser:
- Problematizadora: enquanto aponta problemas e tenta apresentar as mais diversas soluções;
- Contextualizadora: enquanto traz para os dias atuais, ensinamentos, situações passadas, contextualizando-os, com enfoques de pós - modernidade;
- Crítica: enquanto busca o porquê das realidades temporais e extra temporais;
          - Criativa: na medida em que propicia aos estudantes a oportunidade de construir seu saber;
         - Dialogante: enquanto membro participativo no processo de elaboração do conhecimento, o aluno é ouvido e respeitado.
               Partindo do entendimento de que trabalhar com eixos temáticos é uma forma de organizar o trabalho pedagógico, limitando a dispersão do conhecimento, fornecendo o cenário no qual se constroem objetos de estudo, propiciando a concretização da proposta pedagógica centrada na visão interdisciplinar, superando o isolamento das pessoas e a compartimentalização dos conteúdos, estimulando à criação de métodos didático-pedagógicos, utilizando-se de recursos tecnológicos de informação e comunicação bem como superar a distância entre estudantes e professores.
               É com esta visão que os professores, orientados pela equipe gestora e após receberem da GERED o eixo temático, se reúnem no início de cada semestre na unidade escolar em um dia próprio para juntos elaborarem seu planejamento para o semestre seguinte.


4.2- Matriz Curricular

4.2.1- Ensino Fundamental- Anos Iniciais
Números de dias semanais de efetivo trabalho: 05
Semanas Letivas: 40
Duração hora-aula: 240 minutos
Carga horária anual para os alunos: 800 horas


Código/Matriz no SIGESC: 1180


Disciplina
1ª ano
2ª ano
3ª ano
4ª ano
5ª ano
LLL- Letras
40
40
20
20
20
Educação Física
3
3
3
3
3
Artes
2
2
2
2
2


4.2.2- Ensino Fundamental- Anos Finais

Números de dias semanais de efetivo trabalho: 05
Semanas Letivas: 40
Duração hora-aula: 45 minutos
Carga horária anual para os alunos: 800 horas
Código/Matriz no SIGESC: 990


Disciplinas
6ª ano
7º série
8ªsérie
Língua Portuguesa
4
4
4
Matemática
4
4
4
Geografia
3
3
3
História
3
3
3
Educação Física
3
3
3
Língua Estrangeira- Inglês
3
3
3
Ensino Religioso
1
1
1
Ciências
3
3
3
Artes
2
2
2

4.2.3- Ensino Médio

Números de dias semanais de efetivo trabalho: 05
Semanas Letivas: 48


Duração hora-aula: 40 minutos
Carga horária anual para os alunos: 800 horas
Código/Matriz no SIGESC: 2812- noturno

Linguagem e Códigos e suas Tecnologias
1ª série
2ª série
3ª série
Total
Língua Portuguesa e Literatura
03
03
03
288
Língua Estrangeira Moderna (Inglês)
02
02
02
192
Artes
02
01
02
160
Educação Física
02
02
02
192
SUBTOTAL
09
08
09
832


Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.
Química
02
02
02
192
Física
02
02
02
192
Biologia
02
02
02
192
Matemática
03
03
03
288
SUBTOTAL
09
09
09
864


Ciências Humanas e suas Tecnologias
História
02
02
02
192
Geografia
02
02
02
192
Filosofia
01
02
02
160
Sociologia
02
02
01
160
SUBTOTAL
07
08
07
704

Total Geral

25

25

25

2400



4.3- Temas interdisciplinares para serem trabalhados:

- Meio Ambiente

Conscientizar o educando da importância de se ter um ambiente sadio e equilibrado, através de atividades em sala de aula e campanhas de conscientização, trabalhando assuntos referentes  ao meio ambiente, ressaltando a importância da natureza e organizando campanha de plantio de flores e preservação das já existentes, promovendo palestras e debates relativos à ecologia e fazendo estudo e discussão sobre o possível aquecimento global e suas conseqüências para o presente e futuro.


- Educação Sexual, prevenção ao uso de drogas e AIDS (NEPREs)

Realizar trabalho sobre a educação sexual e prevenção ao uso de drogas, levando o aluno a ter consciência sobre o risco que representam para sua vida. Essas atividades se efetivarão por meio de palestras sobre valores morais do ser humano, trabalhando a prevenção dentro de todas as disciplinas, utilizando-se de vários recursos como, filmes, teatros entrevistas e outros.

- Dia da Cultura, da Paz e da Consciência Negra

 Realizar trabalhos expressivos com atividades culturais, artísticas, esportivas, sociais e religiosas com uma grande confraternização, sendo o dia universal da tolerância, do amor e do perdão.
        Pelas Leis nº10.639 e 11.645/08 é obrigatório trabalhar em todas os anos/séries e disciplinas, e em especial nas áreas de Artes, História e Literatura, o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e indígena, estudando a história da África e dos africanos, a luta dos negros e indígenas no Brasil, suas culturas  e contribuições nas áreas sociais, econômica e política para  a formação e evolução da sociedade brasileira.

- Educação Fiscal

Desenvolver nos funcionários, alunos e pais o interesse pelos seus direitos e através da execução dos seus deveres, valorizando assim o que é público, trabalhando a Educação Fiscal de modo a se obter conhecimento de como e onde os órgãos públicos, recolhem e empregam, os impostos e taxas pagos pela população, desde seu surgimento até os nossos dias.
            Serão desenvolvidas na escola no decorrer do ano letivo atividades diversas e nos diferentes níveis de ensino, sempre tendo como exemplo a escola e a residência do próprio do aluno.

- Violência, Higiene Escolar e valores
           
Espera-se levar os alunos a resgatar os valores e atitudes, com isso desenvolvendo um novo comportamento em qualquer ambiente tais como:
            - valorizar a vida;
            - resgatar a solidariedade e a amizade;
            - colocar a Paz em primeiro lugar;
            - combater atos de vandalismo e desrespeito ao ser humano e ao patrimônio público,
           - estudo do Estatuto da Criança e do adolescente - ECA - direitos e deveres.

            Trabalhar a higiene no conhecimento e na prática, para isso nos propomos a:
- levá-los a valorizar o espaço físico da escola;
            - analisar a situação real do ambiente escolar nas horas críticas de uso;
            - aproveitar para salientar os perigos do lixo no chão;
            - incentivar a produção de textos escritos;
            - valorizar o crescimento do ensino aprendizagem.


4.4-Conceitos e conteúdos das disciplinas curriculares

            A escola sendo um espaço em que se recria e ressignifica a cultura herdada reconstrói-se também as identidades culturais fazendo com que as raízes regionais sejam valorizadas através dos conteúdos estudados. Mas também é um espaço de acolhimento, aconchego e de bom relacionamento entre as pessoas.
            Porém, existem os conteúdos disciplinares formais que são formulados pelos órgãos competentes que devem ser seguidos. E nesta unidade escolar não é diferente. A cada ano o grupo docente segue os conceitos e conteúdos das disciplinas curriculares contidos no documento: Orientação Curricular com Foco no que ensinar SEE/2011/Doc.Preliminar. (Em Apêndice)



4.5-- Avaliação Escolar

            “A avaliação é um processo dinâmico, contínuo e sistemático que acompanha o desenvolvimento do ato educativo.” Golias (1995; pág5)
            Serve para medir o nível de aprendizagem de cada aluno (a), também busca identificar possíveis problemas no método de ensino. Ela não serve apenas para reprovar ou aprovar; a avaliação deve detectar as facilidades e as dificuldades de aprendizagem que possam ser acompanhadas.
A Escola de Educação Básica Alice Júlia Teixeira trabalha a avaliação com a finalidade de seguir a Resolução nº 158/ 2008 / CEE / SC e a Lei Federal nº 12.796/04/13, os artigos nº 12 e 13 da Lei 9394/96, a Lei Complementar 170/98, Resoluções 07 e 04 de 2010 do CNE.
            A avaliação abrangerá a prática educativa da escola, a análise do processo de ensino e aprendizagem do aluno, numa dimensão processual, diagnóstica e inclusiva.
            A avaliação da aprendizagem do aluno dar-se-á pela observação contínua, cumulativa, formativa, participativa, qualitativa e diagnóstica do desempenho em aplicações escritas e orais, assiduidade, participação, criatividade, criticidade, produção textual, releituras, trabalhos individuais ou em equipes, pesquisas diversas, debates, tarefas, atividades extraclasse, em classe, domiciliares e demais modalidades e formas que o professor considerar adequada e achar cabível as necessidades da turma.
Em todos os processos, métodos aplicativos para avaliação do aproveitamento, os aspectos qualitativos preponderam sobre os quantitativos, levando-se em conta os critérios estabelecidos pela escola que definem o perfil esperado do aluno, segundo as leis vigentes.
            A avaliação do rendimento do aluno será registrada no diário do professor, incluídos os procedimentos avaliativos de recuperação de estudos sempre que houver.
            Quando houver impasse na avaliação do rendimento do aluno, caberá ao Conselho de Classe, a decisão final. A representação do Conselho de Classe deverá ser de, no mínimo, 51% dos integrantes e o resultado deverá ser registrado em ata.
            Nos anos iniciais (1º ao 5º) do Ensino Fundamental não haverá retenção/reprovação de alunos, a não ser nos casos extremos ou por freqüência no final de cada bloco (3º e 5º anos).
Nos cinco primeiros anos do Ensino Fundamental, o registro da avaliação será descritivo em fichas próprias e ao final de cada bimestre é realizada uma reunião com os pais para analisarem o processo ensino-aprendizagem e se o aluno for transferido será feito um parecer descritivo no rodapé do histórico escolar. No final do ano letivo, o 3º e o 5º ano terão a nota transforma da em valores numéricos e registrados no sistema SIGESC.
            No ensino fundamental anos/série finais e Ensino Médio, serão atribuídas notas que variarão de 01 a 10 a todas as atividades executadas pelo aluno, para efeitos de aprovação durante o ano letivo o registro do resultado da avaliação será expresso de forma numérica, de 1 a 10, com fração de 0,5. Sempre que a avaliação do aluno resultar em número fracionado de 0,1 a 0,4 deverá ser arredondado para 0,5 e de 0,6 a 0,9, arredondado para um número inteiro superior registrado sempre no diário de classe.
            A recuperação de estudos é oferecida sempre que for diagnósticos, no aluno, insuficiência no rendimento durante o processo regular de ensino aprendizagem conforme a Resolução nº 158 e art. 12 da LDB. As estratégias de recuperação dos conteúdos e notas são estabelecidas pelos professores, em conjunto com a coordenação pedagógica da escola. Serão oferecidas novas oportunidades de aprendizagem, sucedidas de avaliação preferencialmente de caráter cumulativo, utilizando-se os mesmos pesos das que originaram necessidade do processo de recuperação, antes do registro das notas ou conceitos bimestrais.
            A partir de 2012, esta unidade escolar adotou no final de cada bimestre uma prova bimestral (simulado) com gabarito, contendo questões de todas as disciplinas com o propósito de dar mais uma oportunidade para os alunos de recuperarem os conteúdos e notas, conforme os critérios estabelecidos pelo corpo docente e equipe gestora em reunião pedagógica, um desses critérios é de que os alunos serão avisados  15 a 20 dias antes da data de aplicação e é realizada em um dia e horário especial. Cada regente fará a correção pelo gabarito e dará a nota de 0 a 10,0 que será transformada da seguinte forma: de 50% a 70% de acertos o aluno terá
acrescido em cada disciplina 0,5 ponto na média e de 70% a 100% de acertos o aluno terá 1,0 ponto acrescido na média de cada disciplina. Esta servirá também para o professor detectar a defasagem de aprendizagem, rever sua prática pedagógica e também como outra forma de recuperação mais ampla. Quanto à quantidade de questões ficaram assim distribuídas: do 1º ao 3º ano, 05 questões de Língua Portuguesa e 05 de Matemática totalizando 10 questões; 4º e 5º ano, 20 questões envolvendo o conteúdo de todas as disciplinas; o 6º, 7º anos e 8ª séries terão 05 questões para cada disciplina totalizando 45 questões; o Ensino Médio terá 60 questões distribuídas da seguinte forma: 05 de cada disciplina. Além desta nota o aluno terá sua nota normal dada por cada professor, resultante das avaliações por ele realizadas naquele período, a qual será registrada pela secretaria no SISGESC, para fins de acompanhamento e de avaliação final de rendimento escolar.
            Para efeito de aprovação final, o aluno deve atingir até o final do ano letivo 28 pontos, ou seja, nota 7,0. Não obtendo este valor, o aluno terá direito a Exame Final, porém devendo o mesmo atingir resultado final superior ou igual a 14 (quatorze) pontos, após a prova.
          O resultado do aproveitamento será sempre comunicado e discutido com os professores.
          O aluno deverá ter freqüência igual ou superior a 75% do total da carga horária do ano letivo em cada disciplina.
            Os alunos da inclusão serão avaliados conforme suas necessidades específicas e limitações, considerando sua produção artístico-cultural, as relações histórico-sociais que caracterizam cada aluno na totalidade de seu conhecimento.




4.6- Conselho de Classe

Conforme Art. 18 da Resolução 158/08 o Conselho de Classe é uma instância deliberativa e tem como finalidade integrar as ações educativas entre professores, pais e alunos.
        Visa discutir, estudar e avaliar os aspectos pedagógicos e disciplinares do aluno e as práticas dos docentes, possibilitando o planejamento dinâmico e tornando o processo ensino-aprendizagem mais eficiente.
Antes da realização do conselho de classe é efeito o pré-conselho com todas as turmas para possibilitar uma avaliação prática–reflexiva, qualitativa e crítica.
As opiniões, necessidades e anseios serão deliberadas no próprio conselho já que o mesmo é soberano, podendo resultar na reorganização curricular e assim comprometer professores e alunos possibilitando o desenvolvimento coletivo do processo ensino aprendizagem, não esquecendo que de quem ensina e de quem aprende, comprometendo professores e alunos com o processo ensino aprendizagem.
Dessa forma, o conselho tem a função de garantir a formação e a prática democrática na escola.
Seu funcionamento, no âmbito escolar, tem um efeito pedagógico concreto.

4.6.1- Estrutura do Conselho de Classe
           
I - Identificação
a) Nome: Conselho de Classe
b) Local de realização: Escola 
c) Período: final de cada bimestre
II - Segmentos:
a) Gestores;
b) Professor Regente;
c) Professores da turma;
d) Assistente de Educação.
e) Pais ou responsáveis.

III - Justificativa:
Para o bom andamento e participação dos segmentos, o conselho foi planejado para ser realizado por etapas. As sessões do Conselho de Classe devem proporcionar ao aluno maior conhecimento de si mesmo, levando a reforçar o senso de responsabilidade, tolerância, despertando o gosto pela atividade em comum.
O conselho busca despertar no aluno a parte crítica, o interesse pelo estudo e conscientizar o verdadeiro valor do estudo para a vida do cidadão e para o  professor num momento de rever  suas metodologias de ensino.
IV - Objetivo Geral do Conselho de Classe:
Promover à avaliação global do aluno, devendo abranger, além dos aspectos intelectivos, o desenvolvimento de habilidades e formação de hábitos e de atitudes dentro do processo ensino-aprendizagem.
V - Objetivos específicos do Conselho de Classe:
- sondar e localizar a causa de dificuldades no processo ensino-aprendizagem;
- analisar as causas, caso haja, queda no rendimento do ensino de cada turma;
- considerar o aluno como indivíduo com características culturais próprias;
- avaliar as práticas pedagógicas e os professores como instrutores do conhecimento;
          -estabelecer para cada caso e por atividades, área de estudo e disciplinas, a metodologia e o tipo de acompanhamento que deverá ter o aluno, para recuperar o baixo rendimento.
- deliberar pela aprovação ou não aprovação dos alunos, mediante comprovação de aprendizagem.

V – Metodologia pré- conselho
a) preenchimento de questionário por todos os alunos;
b) diálogo entre aluno e o professor, com os pontos positivos e negativos de ambas as partes;
c) preenchimento da ata pelo professor regente.

VI - Ações:
       a) diminuir as reprovações e evasões;
       b) conscientizar os pais quanto ao filho, nas faltas e médias abaixo de 7,0.
Estas ações serão desenvolvidas pelos professores e equipe gestora.



4.7-Avaliação Institucional
           
Segundo a Resolução nº 04/10 em seu Art. 52, a Avaliação Institucional é um processo pelo qual são avaliados os segmentos da administração,os docentes e discentes. Será organizada e realizada por seus membros (gestores/as, alunos/as e professores/as) através de questionários que apontam os pontos positivos e negativos da gestão escolar, de forma simples a cada final de ano. Tendo como objetivo aprimorar a gestão pedagógica e administrativa, na constante busca da melhoria da qualidade do ensino e das relações oferecidas àqueles que se beneficiam da escola. Quanto às decisões adotadas, sempre privilegiarão o coletivo, com a possibilidade de ser redimensionada através da participação, integração e interação de todos os que se sentem comprometidos com a transformação dela e da sociedade.
            A avaliação será uma atividade anual, podendo promover adaptações constantes nas diferentes fases do processo de planejamento.



4.8- Projetos Pedagógicos (anexo)

             Esta unidade escolar no ano de 2014 trabalha com um projeto por semestre, sendo que os temas são fornecidos pela GERED.       
Além dos assuntos abordados pelos professores de acordo com os conteúdos regulares, os mesmos em reuniões pedagógicas com a equipe gestora escolhem alguns temas mais abrangentes que devam ser trabalhados por todos e a equipe gestora e pedagógica elaboram os projetos menores com a intenção de obter um crescimento em todos os sentidos para a vida dos seus alunos.
            Os projetos que estão sendo executados por todos da unidade escolar este ano são de: Leitura, Convivência, Drogas, Família, Tabuada e Meio Ambiente. Todos estão em anexo.
           
                       

5- ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA

A equipe gestora da Escola de Educação Básica Alice Julia Teixeira tem como princípio democrático o respeito aos direitos individuais de todos
que integram o quadro funcional desta Unidade Escolar, seguindo assim o princípio da legalidade.
            A gestão está baseada também em não fazer distinções fundamentadas em critérios pessoais, seguindo sempre uma regra de conduta, com a finalidade do bem comum.
            Dentro desses princípios os atos executados pelo gestor são de total divulgação e transparência, com ressalvas para as hipóteses de sigilo previstos em lei, e para que possibilite aos professores, funcionários, alunos e comunidade em geral compartilhar direta e indiretamente dessa gestão.
            Dessa forma as atividades do gestor vêm em busca contínua da eficiência para com seus deveres, exercendo-as com imparcialidade e desempenhando dentro da legalidade o atendimento das necessidades de toda comunidade escolar.

5.1 – Formação acadêmica profissional do corpo diretivo e docente
                                                   Corpo Diretivo
Funcionário administrativo
Função
Habilitação
Mariléia Zélia Teixeira
Diretora
Llc. Letras
Teresinha D. Jacinto
Assessora Direção
Lic. Matemática
Jaime Ondino Teixeira
Atrib. Exer. c/ AE
Lic. História
                                                 
Corpo Docente Efetivo
Professor(a)
     Habilitação
  Disciplina/Atua
 Série(s)/ Ano(s)
Amanda B.L. Bonetti
Lic. Arte
Arte
1º ao 5º ano.
Douglas B. Silveira
Ms Biologia
Ciências e Biologia
Anos F.e E. M
Ednéia C. de Sá
Lic. Letras
Inglês/ Português
6º ao 8º ano
Fernanda A. Farias
Lic Geografia
Geografia
6º ao 8º ano
Grasiela G. Mendes
Lic. Ed. Física
Ed. Física
E. F. e E. M.
Silvana C. D. Cruz
Lic Arte
Arte
6º a 8º ano
Tania K. Silvestre
Lic. Pedagogia
LLL
5ºanos 01 e 02
Natali Mª Serafim
Ms Matemática
Matemática
E.F.,  e E.M.
Rodenir Witt da Costa
Lic. Ed. Fìsica
Ed. Física
1º ao 7º E. F.
Dalciléia D.G. Teixeira
Lic. Pedagogia
LLL
2º ano E.F.
Vânia G. R. Luiz
Lic. Pedagogia
LLL
3ºanos 01 e 02
Solange A, M. M. T. da Silva
Lic. Letras
Português/Inglês
E.F. e E. M.
                              Corpo Docente Contratado (anexo)

5.1.1- Atribuições do gestor escolar

O cargo de gestor escolar será exercido por pessoa habilitada, e nomeado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, conforme as Leis nº 6.844/86 e LC º 170/98, o qual compete:
I - reformular, atualizar e divulgar o APP, dando ciência aos professores, alunos e demais funcionários;
II - interpretar e fazer cumprir Leis e regulamentos oficiais;
III - representar oficialmente o estabelecimento;
IV - distribuir turmas, aulas, disciplinas e professores na área dos cursos mantidos pelo estabelecimento;
V - presidir o funcionamento de todos os serviços administrativos e burocráticos do estabelecimento, inclusive quanto à orientação e fiscalização do funcionamento;
VI - aplicar as penalidades disciplinares aos professores, funcionários e alunos, segundo a legislação vigente e as disposições do PPP;
VII - dar posse aos funcionários e professores nomeados ou designados pela autoridade competente;
VIII - conferir e assinar os documentos escolares que forem expedidos;
IX - realizar periodicamente revisão das dependências escolares a fim de controlar sua manutenção e tomar providências necessárias a sua conservação;
X - promover e incentivar a participação da comunidade na melhoria das instalações escolares que puderem ser úteis às atividades comunitárias;
XI - incentivar a APP, apresentando sugestões e orientando nas decisões sempre que oportuno;
XII - ser assíduo e pontual;
XIII - promover e apoiar iniciativas de aperfeiçoamento profissional de pessoal implicando nas tarefas educativas da escola. Tomar as providências que se fizerem necessárias sempre que houver infração aos princípios e normas da escola por professores e outros funcionários;
XIV - promover o entrosamento entre os professores e outros profissionais da escola, a participação da comunidade nas experiências curriculares, trazendo à escola especialista de âmbito científico, profissional e artístico, assim como os líderes da comunidade;
XV - promover comemorações e datas cívicas e o cumprimento dos deveres sociais do estabelecimento;
XVI - dar assistência pedagógica aos professores;
XVII - orientar o desempenho dos alunos, face ao processo ensino-aprendizagem, bem como criar o ambiente adequado para sanar as suas dificuldades;
XVIII - zelar pela disciplina dos alunos no estabelecimento em conformidade com as disposições do PPP;
XIX - acompanhar o desempenho do professor e demais funcionários;
XX- presidir as atividades do corpo docente e discente dentro do estabelecimento, e suas relações com a vida exterior e ao intercâmbio entre si, entre os pais e a comunidade;
XXI- articular-se com médicos, psicólogos, clínicos e serviços especializados para o encaminhamento de casos que extrapolam a esfera escolar em consenso com a prefeitura;
XXI- Fiscalizar a determinação da assembléiageral de pais, que suspende a venda de qualquer produto por representantes na unidade escolar, somente será permitido com autorização por escrito da gerente da GERED ou da 20ª SDR de Tubarão.

5.1.2- Atribuições do Assistente de Educação

O cargo de Assistente de Educação será exercido por pessoa habilitada e devidamente nomeada por ato do Secretário de Estado da Educação, em conformidade com a Lei Complementar nº 287/05 e LC. Nº 457/09, o qual compete:
1-        Coordenar e executar as tarefas da secretaria escolar;
2-        Organizar e manter em dia o protocolo, o arquivo e o registro de assentamentos dos alunos, de forma a permitir, em qualquer época, a verificação da identidade e regularidade da vida escolar do aluno e a autenticidade dos documentos escolares;
3-        Redigir e expedir toda a correspondência oficial da Unidade Escolar;
4-        Organizar e manter em dia a coletânea de leis, regulamentos, diretrizes, ordens de serviço, circulares, resoluções e demais documentos;
5-        Auxiliar na elaboração de relatórios;
6-        Rever todo o expediente a ser submetido a despacho do gestor;
7-        Apresentar ao gestor, em tempo hábil, todos os documentos que devem ser assinados;
8-        Coordenar e supervisionar as atividades referentes à matrícula, transferência, adaptação, permanência e conclusão de curso;
9-        Assinar juntamente com o gestor, os documentos escolares que forem expedidos, inclusive os diplomas e certificados;
10-     Secretariar reuniões redigindo as atas e arquivando-as para fins de conferência.
11-     Zelar pelo uso adequado e conservação dos bens materiais distribuídos à secretaria;
12-     Comunicar a direção toda irregularidade que venha a ocorrer na secretaria;
13-     Organizar e preparar a documentação necessária para o encaminhamento de processos diversos;
14-     Conhecer a estrutura, compreender e viabilizar o funcionamento das instâncias colegiadas na Unidade Escolar;
15-     Registrar e manter atualizados os assentamentos funcionais dos servidores;
16-     Executar outras atividades compatíveis com o cargo;

   5.1.3- Corpo Docente

O papel do professor na escola é ser mediador do conhecimento, devendo      promover a integração professor X aluno X conhecimento.
        Como o objetivo fundamental da escola é formar o aluno para a cidadania, o professor tem responsabilidade na formação do mesmo, desenvolvendo os conteúdos de tal forma que o leve a ter conhecimento do mundo que o cerca e saiba fazer a leitura deste mundo.
       Segundo o Decreto nº 23.354/74, o Art. nº 120 da Lei nº 6.672/74 , Art. 13 da LDB 9394/96 e o regimento escolar dispõe sobre:

Deveres do professor:
1-     Respeitar as normas propostas no Plano Político Pedagógico;
2-    Reger classe de conformidade com a distribuição feita pela SED no horário estabelecido pela escola;
3-        Elaborar o Plano de Curso, os Planejamentos semestrais e plano de aula, a ser trabalhado durante o ano letivo, conforme sua disciplina e série de acordo com a Proposta Curricular, sendo que os mesmos deverão ser entregues até cinco dias após sua elaboração;
4-        Zelar pela disciplina geral e de sua classe resolvendo ele mesmo os problemas em colaboração com a equipe gestora;
5-        Comparecer aos conselhos de classe, reuniões pedagógicas e reuniões de pais, entrega de boletins;
6-        Estar presente na escola 05 minutos antes do início das aulas, sendo assíduo e pontual, respeitando os horários de funcionamento da Unidade Escolar;
7-        Quando da necessidade de faltar, comunicar à direção em tempo hábil e mandar conteúdo;
8-    Manter espírito de colaboração, solidariedade e sigilo profissional com os colegas;
9-        Manter-se atualizado e participar de capacitações oferecidas pela SED ou GERED;
10-     Apresentar-se decentemente trajado;
11-     Oferecer oportunidade de recuperação aos alunos com aprendizagem defasada;
12-     Pedir assistência pedagógica ou especialista;
13-Manter a sala de aula limpa e organizada para o professor da aula seguinte;
14-Registrar a freqüência, conteúdos e notas ou pareceres das avaliações procedidas nos diários de classe sem rasuras, onde os mesmos deverão ser entregues a equipe gestora no máximo três dias após o Conselho de Classe devidamente datado e assinado por extenso;
15-Comparecer às atividades de caráter cívico, cultural, recreativo e esportivo promovido pela escola;
16- Trabalhar em classe com alunos, de forma que lhes parecer mais razoável para obter um bom aproveitamento;
17- Opinar sobre elaboração de projetos, sua execução, técnicas e métodos utilizados e adoção do livro didático;
18- Usar metodologias de aprendizagem variadas para a explanação dos conteúdos e também nas avaliações


É proibido a todos os funcionários:
a.    Aplicar penalidades aos alunos, que não estejam de acordo com as normas do Projeto Político Pedagógico;
b.    Fumar na Unidade Escolar;
c.    Faltar com o respeito e dignidade, dirigindo-se aos alunos e aos colegas com termos e atitudes inadequadas e palavras de baixo calão;
d.    Servir-se da função para divulgar ideias contrárias aos princípios da escola ou ensinar aos alunos, clara ou disfarçadamente atividades de indisciplina ou agitação;
e.    Usar o telefone celular, tablet, notebook, som durante o horário de aula sem função pedagógica.

Direitos dos Professores:
 I.    Registrar no livro de ocorrências da Unidade Escolar, atos relevantes de indisciplina promovidos pelo aluno;
II.    Propor à direção medidas que objetivem o aprimoramento de métodos de ensino, de avaliação e de disciplina para melhorar o ensino;
III.    Requisitar todo material didático que julgar necessário às aulas dentro das possibilidades do estabelecimento;
IV.    Utilizar-se dos livros da biblioteca, das dependências e instalações do estabelecimento, necessário ao exercício de suas funções;
V.    Reivindicar ao gestor, oportunidades para relatar as falhas e irregularidades que se verificarem no estabelecimento, tanto do corpo docente e discente, sempre com o intuito de ajudar a saná-las;
VI.    Aplicar advertência e repreensão aos alunos sempre que os mesmos apresentarem atos de indisciplina, de acordo com o parecer da equipe gestora;
VII.    Usar a sala de tecnologias sempre que necessitar desde que apresente um objetivo a ser desenvolvido e no mínimo com 01dia de antecedência.
VIII.    Ser tratado com respeito pela comunidade escolar  e local, conforme o Código Civil, Art. 331.


5.1.4– Atribuições do Professor da Sala de Tecnologias

Segundo as orientações da SED, GERD e NTE, suas atribuições são:
1-Manter a Sala de Tecnologias Educacionais aberta e em funcionamento durante todo o horário de seu trabalho compatível com o funcionamento da escola, atendendo as turmas regulares de alunos com professores, alunos, professores e servidores individualmente;
2-Seguir as orientações da SED e NTE estando sempre na Sala de Tecnologias para acompanhar, orientar e auxiliar os trabalhos dos professores em aula, alunos individuais no contra turno, professores em hora atividade e outras atividades que envolvam a Sala de Tecnologias.
3-Zelar e controlar o patrimônio da sala em que trabalha, registrando a utilização e problemas em cada horário do Sistema SAGETEC/GETEL;
4-Executar pequenos reparos e configurações, orientadas pelo NTE, realizar a supervisão e a fiscalização dos equipamentose providenciar a correção de falha administrativa e de equipamentos em conjunto com o NTE, sob pena de responsabilidade;
5-Participar de capacitações propostas pela SED e NTE, estimular a participação dos professores e servidores da escola, além de manter-se atualizado com leituras e cursos na área;
6- Articular junto à equipe gestora a organização e difusão a cultura tecnológica, sem prejuízo do andamento das aulas, em hora atividade dos professores;
7-Propor alternativas de melhora, supervisão ou correção de eventuais desajustes detectados na Sala de Tecnologias Educacionais, juntamente a equipe gestora da escola e do NTE.

     5.1.5- Atribuições dos Serviços Gerais

1-Cumprir as 44 (quarenta e quatro) horas semanais de expediente e as ordens do gestor;
2-Abrir o prédio com antecedência das horas marcadas para inicio das aulas, e fechá-lo após o termino das mesmas;
3-Acatar as recomendações dos professores quando dentro das ordens do diretor;
4-Responder em absoluto, pelo asseio, boa ordem e conservação do prédio, mobiliários e utensílios;
5- Em acordo comparecer ao estabelecimento, sempre que se fizer necessário atendendo à convocação do gestor em festas, comemorações, recepções e outras atividades;
6-Organizar a horta e jardim, zelando pela perfeita conservação dos mesmos;
7-Ser sigiloso nos assuntos referentes à ação educativa da escola;
8-Tratar com humanidade e respeito seus colegas;
9-Acatar as penalidades devido ao não cumprimento de seus deveres através de: advertências, repreensão e suspensão, conforme a gravidade da falta.

É proibido aos serventes:

I – ausentar-se do estabelecimento durante as horas de expediente sem motivo justificado perante a direção;
II – ocupar-se de serviços estranhos ao estabelecimento;
III - dirigir-se aos alunos, professores e direção com falta de respeito
IV - negar-se a atender qualquer pedido da administração da escola no que tange a higiene do recinto escolar.

São direitos dos serventes:

 I – exigir tratamento condigno, a toda pessoa humana;
II – solicitar à direção todo material necessário ao seu trabalho;
III – opinar, junto à direção, nas atribuições que lhes são conferidas, visando soluções que melhor atendam às necessidades da escola;
IV – ser tratado com dignidade e respeito pelos alunos, professores, direção e colegas;
V – gozar de suas férias conforme a legislação vigente;
VI- participar das reuniões e eventos que a escola venha a promover no decorrer do ano.

5.1.6-Corpo Discente conforme parecer nº 299/CEE/2009

São direitos dos alunos:

I – serem tratados com respeito, atenção, compreensão pelo diretor, assistente de educação, professores, funcionários do estabelecimento e pelos colegas;
II – tomarem conhecimento das notas obtidas bimestralmente e suas faltas em qualquer disciplina;
III – exporem as dificuldades encontradas nos trabalhos escolares ou em qualquer disciplina e solicitar ao professor auxílio e orientação;
IV – levarem à direção os problemas e dificuldades de aprendizagem, visando uma solução para os mesmos;
V – organizar Grêmio Estudantil, órgão de colaboração com a escola, a comunidade e com o respectivo estatuto;
VI – utilizarem-se das instalações e dependências do estabelecimento que forem necessárias, na forma e nos horários pré-estabelecidos;
VII – apresentar sugestões relativas ao melhoramento escolar;
VIII – quando houver algum problema a turma deverá:
a) conversar com o professor da disciplina;
b) conversar com o professor regente;
c) conversar com a direção do estabelecimento.
IX – direito à recuperação paralela;
X – direito a fazer avaliação posterior mediante apresentação de atestado médico ou  justificativa feita pelos pais pessoalmente, fazer requerimento em até 48hs e a prova será realizada em contra turno;
XI – ser valorizado como ser humano dentro de suas limitações;
XII – ter no máximo duas provas por dia;
XIII- receber atendimento individualizado do professor caso haja necessidade;
XII – receber e utilizar os livros didáticos oferecidos pelo MEC.

São deveres dos alunos:

I – respeitar as normas propostas no PPP;
II – apresentarem no ato da matrícula, ou na sua renovação, os documentos exigidos pela secretaria;
III – acatarem as determinações da equipe gestora e demais funcionários do estabelecimento de ensino;
IV– apresentar-se com boa higiene pessoal, com uniforme completo adotado pela escola cujo uso é obrigatório;
V – possuir o material necessário exigido e conservá-lo em perfeita ordem para o bom aprendizado;
V I– ser assíduo e pontual na escola;
VII ­– participar das aulas, ouvir o professor (a), tirar dúvidas, fazer os exercícios e tudo que o professor propor em sua aula, as tarefas e trabalhos de casa;
VIII – quando faltar ter a responsabilidade de colocar os conteúdos e atividades perdidas em dia, caso o aluno falte à prova não terá direito a recuperação sem efetuá-la;
IX– ocupar na classe o lugar designado pela regente ou outro professor, ficando responsável pela conservação da respectiva carteira;
X– apresentar-se à equipe gestora sempre que chegar ao estabelecimento escolar depois de iniciados os trabalhos de sua classe ou também quando pretender sair antes de terminarem as aulas mediante apresentação de autorização dos pais;
XI– portarem-se no recreio e nas dependências da Unidade Escolar com moderação, segundo os preceitos da boa educação;
XII – devolverem no devido tempo, livros retirados da biblioteca, para leitura ou pesquisa se perdidos pagarão uma multa que será estipulada pela equipe gestora de acordo com o objeto em questão;
XIII – tratarem com humanidade e respeito todos da Unidade Escolar;
XIV– colaborarem com a limpeza da sala de aula e demais dependências em especial dos banheiros;
XV – entrar ou sair da sala somente com autorização do professor ou direção e na troca de aula esperar o outro professor na sala;
XVI – comportarem-se nas homenagens cívicas ou qualquer evento;
XVII – falar num tom normal com os professores, pedindo licença, aguardando sua vez, evitando risadas, vaias, gritos, vocabulários impróprio; bem como aparelhos eletrônicos entre outros;
XVIII – estudar para garantir um aproveitamento de pelo menos 70%;
XIX – zelar pelo patrimônio público, os estragos feitos deverão ser ressarcidos a Unidade Escolar e aos professores pelos seus praticantes;
XX – os comunicados aos pais serão feitos através de bilhetes e por telefone nos casos mais urgentes;
XXI-  marcar ou ir ao médico e dentista fora do horário das aulas.



É proibido ao aluno:

I – agredir moralmente, fisicamente ou verbalmente os professores, colegas e demais funcionários da Unidade Escolar, sendo que aplicar-se-á as seguintes penalidades:
a)conversa com o aluno (professor e direção),
b)advertência por escrito;
c)reincidência: conversa com os pais,
d)assinatura da advertência pelos pais ou responsáveis;
e)reincidência: suspensão por três dias das aulas do professor em questão, sendo que o aluno permanecerá nas dependências da escola fazendo atividades da referida disciplina, de acordo com o Parecer nº 299/CEE/SC de 25/08/2009.
OBS.: busca-se através de conversa com o aluno transgressor das regras no PPP, formas promovedoras para a regeneração do mesmo, sendo que a suspensão acontecerá quando o aluno cometer três vezes atos de indisciplina na Unidade Escolar.
            Qualquer ocorrência de indisciplina cometida pelo aluno, que já foi penalizado com suspensão, aplicar-se-á ao mesmo uma nova suspensão ou quantas forem necessárias para cada ato de indisciplina cometida.
II – chegar atrasado após o início das aulas, com exceção nos casos de atestado médico ou justificativa de um responsável, devendo este passar pela direção e notificar o motivo do atraso e assim ser autorizada sua entrada na sala;
II– entrar na escola e dela sair sem a permissão do professor ou da pessoa competente bem como acompanhado de pessoas estranhas sem prévia autorização da direção;
III– ocupar-se durante as aulas com qualquer outra atividade de que não seja da mesma e usar o quadro e giz sem a permissão do professor;
IV– distribuir propagandas no recinto do estabelecimento ou fora, bem como publicar jornais, panfletos,postagens na mídia nos quais estejam envolvidos o nome do Estabelecimento, professores ou funcionários, sem a expressa autorização da direção;
 V – promover algazarras, brigas e distúrbios no recinto escolar, durante o período          de aulas e nas proximidades;
 VI– escrever nas paredes, muros, assoalhos, móveis, ou em qualquer outra parte do prédio, palavras, desenhos ou outros sinais;
VII– promover distração e desatenção dos companheiros nas aulas com materiais não condizentes com assunto da aula no momento;
VIII– organizar passeios e excursões, em nome do estabelecimento, sem a expressa autorização da direção;
IX– pela Lei nº 14.874/09 fumar ou promover o uso de qualquer tipo de drogas ou bebidas alcoólicas nas dependências do estabelecimento e nas imediações;
X - comer, beber (exceto água), mascar chicle; ou chupar balas e pirulito na sala;
XI–pela Lei nº 14.363 /08 utilizar celular ou qualquer aparelho eletrônico MPs, máquinas fotográficas, tablet durante as aulas e no interior da escola sem autorização ou fins pedagógicos, o aluno que desrespeitar serão tomadas as seguintes providências: 1ª vez:reter na direção por um dia, 2ª vez:ficará na direção por três dias; 3ª vez: só será entregue aos pais depois de uma semana, caso se recuse a entregar ao professor ficará valendo a 3ª vez deste regulamento;
XII – o uso do boné é proibido dentro da sala de aula;
XIII– entrar em sala de aula durante o período que antecede as eleições e após usando roupas ou adesivos no material com propaganda partidária;
XIV– promover, sem a permissão da direção, em nome do estabelecimento, manifestações a pessoas ou instituição;
XV– angariar fundos (valores em dinheiro) visando interesses pessoais ou grupais, sem permissão da direção;
XVI– entrar no recinto escolar com veículos motorizados segundo as leis de trânsito, sendo que a escola fica isenta de qualquer responsabilidade que venha ocorrer com os mesmos na Unidade Escolar e nas proximidades dela.
XVII- praticar qualquer tipo de bulling: raça, religião ou posição social;
XIII – manifestação de namoro como beijar, sentar no colo do outro entre outras coisas não cabíveis ao ambiente escolar.

Sanções Previstas no Regimento Escolar

            A infração dos deveres estipulados aos alunos ou a inobservância das proibições prevista no regimento escolar prevê as seguintes sanções:
I - Advertência verbal,
II – Advertência por escrito dada pela direção, com registro, ciência e assinatura dos pais ou responsáveis,
III – Reparo dos danos causados ao patrimônio da Unidade Escolar ou a pertences de professores, funcionários ou colegas,
        IV- Suspensão das atividades de sala de aula, com aplicação de atividades pedagógicas em consenso obtido entre professores, direção e ou responsáveis pelo aluno, com assinatura dos pais ou responsáveis,
V – Troca de turma ou de turno com ciência e assinatura dos pais ou responsáveis,
VI – Encaminhamento do relato ao Conselho Tutelar das transgressões ou a Delegacia especializada, nos casos especiais, para encaminhamento necessário,
VII – Transferência para outra Unidade Escolar, após reiteração de faltas, esgotados todos os recursos pedagógicos e ouvido o setor pedagógico, direção, pais, responsáveis com o objetivo de medida pedagógica para melhor desenvolvimento do aluno.

5.2- Condições de trabalho

            Estamos em constantes mudanças em nossa sociedade, sendo que a relação humana ainda é fator primordial para o bom andamento das atividades.
            Diante da modernidade que enfrentamos, observamos que o homem não pode trabalhar sozinho e que a qualificação cada vez maior torna-o dia-a-dia mais dependente do grupo, e conseqüentemente dos indivíduos que o compõem. Com isso, buscamos manter um ambiente de trabalho equilibrado e harmonioso, articulando a participação de todos, num trabalho conjunto, integrado, somando esforços para atingir os objetivos traçados.
            E para que esse trabalho tenha êxito nos propomos oportunizar aos professores (as) a buscarem aprofundamento em sua área de atuação através de cursos particulares e de formações continuada via SED ou GERED, oferecer condições necessárias e materiais pedagógicos adequados para o bom desempenho de suas atividades em sala de aula, bem como colocar a disposição dos mesmos a biblioteca, sala informatizada e outras tecnologias cabíveis como recursos pedagógicos.
            Entre os princípios definidos para a educação nacional está à valorização do profissional da educação, e na nossa escola não será diferente, pois ao valorizá-lo o mesmo passa a executar suas atividades com qualidade, satisfação e como conseqüência estará valorizando a escola de modo geral.

5.3- Forma de atendimento aos alunos

            Esta unidade escolar considera o educando como sujeito do seu próprio desenvolvimento, capaz de modificar a realidade por meio da criatividade e da reflexão, adotando o diálogo como prática pedagógica, gerando participação e amadurecimento das relações interpessoais.
            Seguindo este pensamento estamos sempre atentos quanto aos problemas de aprendizagem e comportamentais de nossos alunos.
            A equipe gestora está sempre disponível para acolher e atender os alunos em suas necessidades e esse atendimento ocorre de maneira individual, coletiva com o próprio aluno em cada turno e em caso mais grave envia-se comunicado aos pais por escrito solicitando sua presença na escola, caso não compareçam será encaminhado a Promotoria Pública. Os
alunos com dificuldades de aprendizagem os professores fazem o reforço através de monitoria própria e utiliza os colegas de turma para ajudá-lo.
            Os alunos da 8ª série, a partir do segundo semestre de 2013, receberão reforço de Português e Matemática no contra-turno e com professores da área.
Quanto aos alunos com necessidades especiais acontece conforme a Resolução 04/07/10 do CNE no seu Art. 29º e se dará através de ações, que possibilitem aos mesmos uma participação efetiva nas práticas educacionais, como também o exercício pleno de sua cidadania. Além do atendimento do 2º professor, eles recebem o mesmo atendimento dos demais alunos e professores.
           


5.4-Regime de Funcionamento

A Secretaria de Estado da Educação, em 1998, solicitou ao Conselho Estadual de Educação a aprovação das grades curriculares para o Ensino Fundamental das escolas da rede pública, adotando a organização a vigorar a partir de 1999.
             O Ensino Fundamental a partir de 2007 passou por mudanças, teve sua ampliação para nove anos de escolaridade para o aluno que ingressar no 1º ano de acordo com a Resolução nº01/CNE/CEB/2010 e deverá fazer 06 anos até 31 de março ou por solicitação dos pais podendo completar 06 anos até 31 de dezembro do mesmo ano , conforme orientações recebidas no documento da SED: Orientações de funcionamento para o ano de 2014.
            Essas mudanças também estão contempladas na Lei nº 11.274/06 do CNE, no Parecer nº 5/07 do CNE/CFE e no Decreto lei nº 4081/06 do Governo do Estado. Sendo que a escola tem suas obrigações e deve cumpri-las de acordo com a legislação vigente.
            Funciona nos seguintes horários: das 8:00h às 12:00H, das 13:00h às 17:00h e das 18:45h às 22:15h.

5.5-Níveis de Ensino
           
O ensino tem por finalidade assegurar aos educandos uma formação comum, indispensável para o exercício da cidadania e oferecer-lhes meios para progredir no trabalho e nos estudos posteriores. Em nossa escola oferecemos:
 Ensino Fundamental:         
- Período Matutino: Ensino Fundamental (1º01, 2º01, 3º01,4º01 5º01, 6º01, 7ª]01 ,8ªº01 .
            - Período Vespertino: Ensino Fundamental (1º02, 3º02, 4º02, 5º02, 6º02, 7º02,8º02 e 8ª 01 - EF).
Ensino médio:
- Período noturno – Ensino Médio - Educação Geral (1ª01, 1ª02, 2ª01, 3ª01)

5.6-Matrícula
           
A matrícula vincula o aluno à escola. Ela compreende:
            a) admissão de alunos novos;
            b) admissão de alunos por transferência;
            c) admissão de alunos, independente da escolaridade anterior.
            No ato da matrícula, a escola deve solicitar ao aluno, pais ou responsável a documentação escolar para a identificação da série a ser matriculado. Nos casos em que o aluno esteja impossibilitado de apresentar a documentação escolar, deve-se dar um prazo de 20 dias para a entrega. A inexistência da documentação, no ato da matrícula, não deve constituir
impeditivo para a sua realização, cabendo ao aluno, pais ou responsável providenciar a documentação necessária.
            O cancelamento da matrícula, por qualquer motivo, por parte da escola, fere o Artigo 6º da Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente, nos Artigos 18º e 53º.
            O Ensino Fundamental constitui-se de oito anos de escolarização, obrigatória e gratuita para os que estavam até 2006 com seis ou sete anos de idade, sendo obrigatória a matrícula de crianças a partir dos seis anos de idade – lei nº 9394 / 96 ( art. 6º, 32 e 87).
            A legislação sofreu alteração e a partir de 2007, segundo a Lei 11.274/06 do CFE e do decreto nº 4.801/06 do CEE, o ensino fundamental passa para nove anos de escolaridade organizados em duas fases: a dos 5 anos iniciais e a de 4 anos finais, iniciando com seis anos de idade até 31 de março e com obrigatoriedade.     



5.7- Transferência
           
A transferência é concedida e será recebida em qualquer época do ano por solicitação do responsável ou pelo aluno, se maior de idade.
            Pede-se ao responsável ou ao aluno que traga um atestado de vaga da outra unidade escolar quando este solicitar a transferência, que só será entregue mediante a devolução dos livros da escola.
            Quando o responsável ou o aluno solicitar um atestado de vaga, pede-se que o mesmo traga um cópia do documento de identidade ou certidão de nascimento, histórico escolar das séries ou cursos anteriores, as notas parciais dos bimestres, quando este ingressar no decorrer do ano.
            A escola é obrigada a oferecer ao aluno o mais rápido possível, não ultrapassando o prazo máximo de 30(trinta) dias conforme Resolução nº 32/CEE/SC/2010, a documentação comprobatória da sua vida escolar, quando este solicitar.



5.8-Regularização da Vida Escolar

É importante esclarecer que, se a escola não observou a irregularidade da vida escolar do aluno na entrega dos documentos, em tempo hábil e o aluno prosseguiu os estudos à revelia, comprovando suficiente desempenho, ele não poderá ser prejudicado.
Cabe à escola solicitar a regularização da vida escolar do aluno, organizando um processo contendo: ofício, justificativa com esclarecimentos da vida escolar do aluno e documentos comprobatórios, encaminhando-o à consideração da GERED e Secretaria de Estado da Educação.



5.9- Organização do Calendário Escolar
           
O calendário se adequará às peculiaridades da comunidade, sem reduzir o número mínimo de 800 horas de efetivo trabalho escolar com educandos e 200 dias de efetivo trabalho escolar, excluídas as provas finais e 210 dias para atividades de planejamento, capacitação em serviços, dias de estudo, reuniões pedagógicas e de conselhos de classe, avaliações, recuperação paralela e aqueles diretamente relacionados com os educandos. A jornada escolar no Ensino Fundamental será de quatro horas de efetivo trabalho escolar. As aulas são de 45 minutos a partir do1ºano do Ensino Fundamental no período diurno e de 40 minutos para o Ensino Médio, no período noturno.
            As séries iniciais do Ensino Fundamental são de quatro horas de permanência na escola, incluindo o tempo destinado ao recreio que faz parte da atividade educativa.



5.10-Expedição de Documentos Escolares
           
É competência da escola juntamente com o responsável pela secretaria certificar seus atos: expedir históricos escolares, declaração de conclusões de séries /anos, diplomas ou certificados de conclusão de curso, Os atos escolares, para efeito de registro, comunicação de resultados e arquivamento serão digitados no computador e escriturados em livros. A autenticidade dos documentos se verificará pela posição da assinatura e número de habilitação do gestor e assistente de educação, acima dos nomes digitados ou sobre a forma de carimbo. Além do computador, a escola possui livros que registram a vida escolar do aluno e do professor como: o livro do certificado do ponto, o livro de matrícula, de avisos, de atas de reuniões pedagógicas, de atas de reuniões de APP, de registro da biblioteca, expedição de históricos escolares, arquivo de certidão de referentes à sua vida escolar desta ou de outra escola. É de responsabilidade de a escola preservar os direitos adquiridos relacionados à vida escolar para que em qualquer tempo, aos alunos ou ao ex-alunos possam recorrer em busca de documentos comprobatórios de sua vida escolar. nascimento ou Xerox da carteira de identidade, bem como todos os dados



5.11- Aluna gestante e alunos portadores de afecções, dispensa das aulas de Ed.Física

A aluna gestante tem seus direitos garantidos na Constituição Federal art. 7º, 206º e 227º e Estadual e no Estatuto da Criança e do Adolescente
art. 4º e 53º. Decreto Lei nº 1044/69 Lei Federal nº 6202/75 e na LDB art.3º. Como aluna/o, tem direitos e deveres a cumprir, com aproveitamento conforme legislação vigente.
Não existe tratamento diferenciado à aluna gestante. O atestado médico é que determina o tempo de afastamentodas atividades escolares para a aluna gestante, sendo que as faltas são justificadas e não entram no cômputo final para do cálculo de freqüência para aprovação. A escola deve garantir o direito de realizar atividades domiciliares.
Os alunos com problemas de saúde (portadores de afecções) compensarão a ausência às aulas com atividades domiciliares.
Quanto à dispensa das aulas de Ed. Física, o aluno é amparado pela Lei nº 1044/69 quando apresentar deficiência física ou problemas de saúde comprovada por atestadomédico e nos casos detrabalho de mais de seis horas diárias pela Lei nº10793/03.
O aluno que não puder comparecer em dia de prova, deverá fazer um requerimento de prova na secretaria da escola, trazendo um atestado médico, que justifique sua falta, ou um responsável, que responda pela mesma.



5.12- Reclassificação

Reclassificar é posicionar o aluno na série/ano independente da série anterior, diferente daquela indicada em seu histórico escolar. Poderá ser feita nas seguintes situações:
a) Avanço nas séries ou cursos por alunos com comprovado desempenho de 70% ou mais dos conteúdos
b)Transferência entre estabelecimento situado no país e no exterior, posicionando o aluno na série adequada, tendo como base as normas curriculares gerais.
Cabe à escola assumir a responsabilidade pela operacionalização da reclassificação, e avanços nos cursos e séries dos alunos. A decisão da reclassificação deverá ser de caráter essencialmente pedagógico, indicada pelo professore equipe pedagógica. Entretanto, sua concretização exigirá medidas administrativas capazes de resguardar os direitos dos alunos e diretor da escola. Para isso, deverá ser constituída uma comissão formada pelo diretor, secretário, professor, que submeterá o aluno a avaliação de conhecimento e experiência, que será analisada pela comissão, emitindo um diagnóstico para definir a matrícula na série correspondente. No caso da reclassificação, é necessário manter arquivado o registro das avaliações e todos os documentos, tais como: atas, provas ou outros trabalhos que venham a ser exigidos e mais anotações para efeitos legais.
Cabe à escola, considerando o seu grau de autonomia, proceder a ajustes necessários, devendo buscar soluções coletivamente, sem acarretar prejuízo ao aluno de acordo com a Resolução 158/2009 – art.17.



5.13- Freqüência

O controle de freqüência dos educando é de responsabilidade do professor com acompanhamento da escola, sendo exigida a freqüência de 75% do total de horas letivas para a aprovação, incluindo os projetos trabalhados pela Unidade Escolar.
No Ensino Fundamental e Médio o registro de freqüência caberá ao professor da turma, utilizando-se do diário de classe. O professor é responsável pelo registro de freqüência e pelo acompanhamento do desempenho de seus alunos em conformidade com o Projeto Político Pedagógico.
Durante o ano letivo, a escola, ao observar a infrequência dos alunos (05 faltas consecutivas), deve encaminhar comunicado aos pais ou responsáveis que deve procurar a escola para justificar as faltas e não comprometer a aprendizagem e a permanência do aluno:
a)revisão de causas de caráter pedagógico que afastam os alunos da sala de aula;
 b) contato com as famílias para diagnóstico da causa da infrequência na escola e a busca de alternativas;
c) comunicação às autoridades competentes Ministério Público e Conselho Tutelar e (Apóia).



4.13- Entidades democráticas

4.13.1-APP ( Associação de Pais e Professores )

Segundo o seu estatuto, tem por objetivo estimular a transformação da Unidade Escolar em centro de integração e desenvolvimento comunitário, aprimorando-se através da aproximação e cooperação dos membros da comunidade pelas atividades escolares e atividades comunitárias. Objetiva ainda, desenvolver um trabalho integrado com a comunidade visando a melhoria do processo ensino-aprendizagem, como também, unir-se na busca de melhorias para a escola no aspecto físico, buscando maior conforto, segurança e ensino de qualidade.
Metas:
- contribuir para solução de problemas inerentes a vida escolar;
- participar do processo administrativo da Unidade Escolar;
- conscientizar a população no sentido de valorizar mais a educação;
- incentivar a participação de pais nas atividades escolares;
- contratação de serventes e merendeiras em convênio com a Secretaria Estadual de Educação;
- participar do processo administrativo, especialmente na aplicação de verbas para a construção, ampliação, reforma, aquisição de material de expediente e de limpeza;
- cooperar na conservação do prédio, na manutenção de equipamentos e materiais permanentes da escola;



6-ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA

 Os recursos conseguidos com eventos comunitários pela APP e a escola, servem para adquirir novos materiais, tais como: jogos esportivos, novos dicionários de Inglês, capacitação dos professores via GERED, a fim de inovar e aprimorar o processo educativo, participação de alunos em jogos escolares, realização de gincanas culturais e amostras de trabalhos na escola para a comunidade.
 A única fonte de recursos que a escola recebe é por meio do PDDE (Programa Direto na Escola) e este ano o PDE ( Programa) encaminhado pelo Governo Federal e de promoções realizadas pela APP. Festas culturais, com o qual são adquiridos bens móveis como TVs, Data Shows, rádio interna, jogos didáticos variados, viagens de estudos e materiais de expediente que venham satisfazer as necessidades do ambiente escolar e pedagógico, qualificando o processo de ensino-aprendizagem.
 Ambos os recursos são gerenciados pela APP(Associação de Pais e Professores) e a Direção da escola em comum acordo com o corpo docente  e toda a comunidade escolar.



7- ORGANIZAÇÃO FÍSICA



A Escola Educação Básica Alice Julia Teixeira possui prédio próprio, com 08(oito) salas de aulas, uma adaptada para Arte, uma sala de Reunião e também está equipada com TV, DVD, data show e quadro branco para uso dos alunos e professores, com cadeiras individuais, quadro de giz em todas elas e com ventiladores. Para a equipe diretiva da escola tem como dependência administrativa sala para os gestores, Técnico Pedagógico e uma sala para o funcionamento da secretaria.
A Unidade Escolar possui uma biblioteca com um acervo bibliográfico de aproximadamente dois mil e oitocentos livros, sendo estes didáticos, paradidáticos e literários. Dentro desse acervo encontram-se revistas pedagógicas para uso do corpo docente.
Faz parte também do patrimônio da escola uma sala de tecnologia com 08(oito) microcomputadores ligados a internet.
A escola possui rampa, mas não temos cadeiras adaptadas, um sanitário vai ser adaptado aos portadores de necessidades especiais com verba do PDDE - Acessibilidade, a fim de garantir seu acesso e permanência na escola mesmo não tendo até o momento alunos que necessitam desses meios.
.Quanto aos sanitários contamos com 04(quatro), sendo 01(um) masculinos e 01(um) femininos.
Dispõe de uma área de lazer composta por um pátio amplo com jardim externo e interno, que propiciam espaço adequado para recreações, um ginásio de esportes completo, muito utilizado para as aulas de educação física, como também para outras atividades extras e para a realização de eventos e comemorações que a escola promove.
A escola possui uma cozinha equipada para atender a distribuição da merenda, uma adaptada para os professores e possui um refeitório fechado amplo onde os alunos fazem as suas refeições.
O terreno da escola é plano, não apresenta riscos de inundações, não possui aterros orgânicos, e é bem ensolarado.
            O abastecimento de água é feito através de poço artesiano próprio, a rede de esgoto é correta, o lixo é coletado duas vezes por semana.
            O terreno é protegido com muro nas partes laterais, grades na parte frontal e
  fundo
Concluindo, o terreno da escola possui um total de 10.000 (dez mil)m2.



8-  METAS E AÇÕES PARA O ANO DE 2014.

8.1-Dimensão Administrativa:

Metas

- Diminuir a taxa de reprovação e a evasão escolar;
-Incentivar assiduidade dos alunos, freqüência às aulas e atividades escolares,
-Realizar projetos especiais que garantam a permanência dos alunos na escola; família, convivência, drogas, tabuada, meio ambiente;
- Promover eventos culturais que divulguem os trabalhos produzidos nos projetos, valorizando a criatividade do corpo docente e discente a toda a comunidade em geral,
- Elaborar um jornal semestral para divulgação dos trabalhos realizados pelos alunos;
- Organizar o Conselho Deliberativo para que o mesmo participe  da elaboração das atividades promovidas pela escola sejam pedagógicas ou financeiras.

Ações:

-Divulgação dos trabalhos feitos pela equipe pedagógica e alunos.
-Apresentação de teatros, danças, pesquisas, música, amostras de trabalhos e maquetes de cada projeto desenvolvido
-Mobilização da comunidade escolar e os pais através de reuniões no intuito de divulgar a importância da ação do Conselho Deliberativo na escola.

Responsáveis pelas ações: Equipe gestora  e professores

Período de desenvolvimento: durante o ano letivo de 2014.

Resultado esperado: maior rendimento nas notas, mudanças de comportamento, atitudes mais coerentes, participação e colaboração na divulgação dos resultados a comunidade local.

Avaliação Final: Pela observação, participação e crescimento intelectual e criativo dos alunos dos alunos.


8.2- Dimensão Pedagógica:

Metas:

- Diminuir a taxa de reprovação e a evasão escolar;
- Incentivar a prática da leitura, a produção textual e o estudo constante da tabuada;
-Aprimorar a interpretação de textos em geral,
-Garantir que o processo ensino aprendizagem seja mais qualitativo,
-Resgatar os valores morais para combater a indisciplina,
- Elevar a auto-estima dos alunos com baixo rendimento escolar,
-Trabalhar com toda a comunidade escolar conceitos de respeito, disciplina, responsabilidade, ética e amor ao próximo,
- Promover eventos culturais que divulguem os trabalhos produzidos nos projetos, valorizando a criatividade do corpo docente e discente a toda a comunidade em geral.
- Incentivar os alunos do Ensino Médio, a prosseguirem nos estudos após o término do mesmo;
- Estimular através de projetos, a participação da família na vida escolar dos filhos;
- Organizar um grupo de dança com aulas no contra turno;
-Motivar os alunos a buscar uma nova perspectiva de vida profissional.

Ações:

- Aplicar os projetos de: leitura semanal (15 minutos), convivência, família, tabuada, meio ambiente, e uso de drogas;
- Oferecer livros literários de acordo com a faixa etária dos alunos para empréstimo na biblioteca;
-Planejar aulas diversificadas e atrativas que prendam e despertem o interesse dos alunos,
- Resgatar o uso de palavras como: por favor, com licença, obrigado, desculpa,...
- Orientar que as drogas destroem o ser humano seja elas lícitas ou ilícitas,
- Conscientizar que um ambiente escolar limpo e bem cuidado torna-se mais atrativo e alegre;
-Realizar palestras, vídeos, dramatizações que abranjam os temas trabalhados;
-Desenvolver uma olimpíada de Matemática para o fechamento do projeto de tabuada;
-Apresentação de teatros, danças, pesquisas, música, amostras de trabalhos e maquetes referentes aos projetos que serão desenvolvidos.

Responsáveis pelas ações: Equipe gestora, alunos, e Professores.

Período de desenvolvimento: Durante o   ano letivo de 2014.

Resultado esperado: maior rendimento nas notas, mudanças de comportamento, atitudes mais coerentes, participação e produção escrita e oral.

Avaliação Final: Pela observação, participação, trabalhos desenvolvidos e resultados obtidos durante a execução das metas bem como um melhor rendimento na aprendizagem dos alunos. de  uma maneira em geral


8.3- Dimensão Financeira

Metas:

- Obter recursos por promoções para a melhoria da qualidade do ensino aprendizagem e de bens que proporcionem o bem estar e funcionamento de toda a comunidade escolar;
- Viabilizar recursos financeiros para climatizar os ambientes da escola;
- Buscar junto a APP e empresas privadas recursos financeiros para proporcionar melhores condições de trabalho.

Ações:
- Elaborar projetos que envolvam toda comunidade escolar para que os empresários possam vir contribuir financeiramente;
- Divulgar os recursos que a escola recebe e a forma de aplicação desses.
- Discutir e decidir coletivamente a aplicação dos recursos financeiros recebidos pela Unidade Escolar.

Período de desenvolvimento: Durante o ano letivo de 2014.

Responsáveis pelas ações: A equipe gestora juntamente com a Associação de Pais e Professores- APP.

Resultado esperado:

- Participação efetiva de todos os membros da Unidade Escolar e comunidade.
- Decisões democráticas a serem tomadas.

Avaliação Final: Satisfação da comunidade escolar com materiais pedagógicos enriquecendo o ensino aprendizagem.


8.4- Dimensão Física

Metas:

- Reparo geral no ginásio de esporte com aquisição das redes de proteção;
- Adaptação de banheiro com acessibilidade e rampa;
- Adquirir armários para as salas de aulas e secretaria e um refrigerador;
- Manter o ambiente escolar o mais agradável possível;
- Aquisição de cadeira de rodas;
- Cobrir o pátio interno;
-Solicitar novos computadores para a Sala de Tecnologias.


Ações:

- Solicitar aos órgãos competentes as reformas e construções necessárias;
- Mobilizar as entidades democráticas para engajar-se na solicitação desses reparos;
-Solicitar a SED armários para as salas de aulas e Sala de Tecnologias;
- Utilizar o PDDE acessibilidade para adequar banheiro, construir rampas e comprar cadeira de rodas;

Responsáveis pelas ações: Todos da equipe gestora.

Período de Desenvolvimento: durante o ano letivo de 2014.

Resultado: Que num prazo mínimo as autoridades competentes solucionem esse problema que está causando a todos os alunos, professores e funcionários desta Unidade Escolar.

10- CONCLUSÃO

O Projeto Político Pedagógico da Escola de Educação Básica Alice Júlia Teixeira visa nortear e definir as ações que pretendemos empreender no decorrer deste ano letivo. Entendemos que com esta concepção estaremos resgatando na nossa Unidade Escolar o gerenciamento do pedagógico e conseqüentemente avançando no exercício de autonomia. Com a execução das metas e objetivos propostos, temos certeza de que a educação estará avançando para a instrução desejada. Entendemos que a realização deste dependerá do esforço de cada membro e da integração de toda a nossa equipe.
        A avaliação deste planejamento será efetuada ao final de cada bimestre ou a cada nova situação apresentada na escola, tendo por base as propriedades levantadas no plano. O resultado da avaliação irá nortear novos caminhos bem como suas ações para reprogramar o trabalho docente e discente, e assim atingir plenamente o que foi planejado.
        Este ano deve ser constantemente avaliado – continuadamente e globalmente – passando por adequações, acomodações necessárias ao bom desenvolvimento da idéia inicial do projeto educativo que visa o homem, num caminhar lado a lado do teórico-metodológico e legal.




11- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

SANTA CATARINA, SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO. Proposta Curricular de Santa Catarina - Florianópolis: IOESC, 1998.

SANTA CATARINA, SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO. Diretrizes para a organização prática escolar na Educação Básica: Ensino Fundamental e Médio, Florianópolis, 2000.

LEI COMPLEMENTAR nº 170 de 07 de agosto de 1998. Dispõe sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

NIESKIER, Arnaldo. LDB: A nova Lei da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Nº 9394/96
           
ESTATUDO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - ECA – LEI Nº 11.525/07
           
CONSTITUIÇÃO FEDERAL- ART. 37

LEI COMPLEMENTARNº 1.139/92
           
LEIS Nº 11.274/06 e Nº 6202/75 CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
           
DECRETOS Nº 1044/69 e Nº 4.801/06 (Governo do Estado de Santa Catarina)

LEI FEDERAL Nº 10793/03 Altera Artigo 26 da LDB 9394/96

LEI FEDERAL Nº 12.796/13 Altera artigos da LDB

LEI FEDERAL Nº 10.639/03

 LEI FEDERAL Nº 11.645/08

LEI ESTADUAL  Nº 9.795/99

RESOLUÇÃO ESTADUAL Nº 158/2008/CEE/SC

RESOLUÇÃO DO CNE Nº04/07/10

RESOLUÇÃODO CNE Nº 07/14/12/10 

RESOLUÇÃO Nº 01/CNE/CFE/CEB/2010

PARECER 405/04/CEE/SC

PARECER299/09/CEE/SC

12- APÊNDICE
13- ANEXOS
                            
                            

 Quadro do corpo docente contratado

Professor(a)
Habilitação
Disciplina/Atua
Séries/Anos
Gabriela G de S. Miguel
Lic. Pedagogia
LLL
1º anos E.F.
Elisiane Moura Miguel
Lic.pedagogia

2º prof.: no 1ºano
Mª Goretti da S. Dagostin
Lic Pedagogia
2º Professor
2º prof.: 7ºano
Mª da Glória Formentin
Lic. Pedagogia
Sala das Tcs
1º a 3ª E.M.
Elisabett D. Ricardo
Lic. Pedagogia
2º Professor
2º Prof.: no 5º e 6º ano E.F.
Katherine D. Réus
Lic. Pedagogia
2º Professor
2º Prof.: no 3º e 2º Ano E. F.
Patrícia Prudêncio de Souza
Lic. Letras
Português /Inglês
8ª01 e 1ª a 3ª E.M.
Alice K. V. de Sousa
Lic. Geografia
Geografia
1ª a 3ª E.M.
Patrik W. Junkes

EM. religioso
6º ao 8º ano
Júlia F. Correa
Lic. Pedagogia
2º Prof. Libras
1ª 01 E.M.
Emiliano C . da Silva

Filosofia
1ª a 3ª E.M.
João Adélcio Costa
Lic. História
História
6º  ao 8º ano
Talita C. de S. Teixeira
Lic. Pedagogia
2º Professor
1ª 01 e 8º 01
Dhiego de T. Correa
Lic. Biologia
Biologia
6º e 7ºanos
Leilane C. Delfino
Lic. Química
 Química
1ª a 3ª E. M.
Ricardo P. Serafim
Lic. Física
 Física
1ª a 3ª E. M.
Gustavo B. Serafim
Lic. Sociologia
Sociologia
1ª a 3ª E. M.
Juliana M. da Silva
Lic. Matemática
Matemática
8ª TCEF
Aline Stupp
Lic. História
História
1ª a 3ª E.M.
Jorge L. Bieger
Lic. Física
Química
1ª 02 E. M.


















Quadro Geral do Número de Alunos


a)  Ensino Fundamental

Série

Nº de alunos
Período
1º ano 01
22alunos
vespertino
1º ano 02
17alunos
matutino
2º ano 01
20alunos
matutino
3º ano 01
21 alunos
matutino
3º ano 02
21 alunos
vespertino
4º ano 01
18 alunos
matutino
4º ano 02
17alunos
vespertino
5º ano 01
17lunos
matutino
5º ano 02
18alunos
vespertino
6º ano 01
22alunos
matutino
6ºano 02
24alunos
vespertino
7º ano01
25alunos
matutino
7ºano 02
21alunos
vespertino
8º ano 01
24 alunos
matutino
8º ano 02
19 alunos
vespertino
8ª TCEF
08 alunos
vespetino

a)    Ensino Médio

Série

Nº de alunos
Período
1ª Série 01
26 alunos
Noturno
1ª Série 02
24 alunos
Noturno
2ª Série 01
23 alunos

Noturno

3ª Série 01
21 alunos

Noturno













                                                                         


                                                                          





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