Projetos

Secretaria de Estado da Educação Gerência Regional da Educação
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 PROJETO: Meio Ambiente – Cuidando do nosso Planeta 

 Justificativa:

 Aquecimento global, mudanças climáticas, poluição do ar, recursos naturais finitos, má destinação do lixo, entre tantos outros conceitos e expressões reiteradamente utilizadas na mídia e nos meios acadêmicos de uma forma geral para referir-se a um só problema: a ação do homem sobre o Meio Ambiente está transformando nosso Planeta em um local perigoso para a Vida de um modo geral.
    Na medida em que o ser humano aumenta a sua capacidade de intervir na natureza, utilizando seus recursos tecnológicos para extrair do meio ambiente tudo aquilo que deseja o uso indevido dos recursos não renováveis ou a poluição dos recursos renováveis são fatores que ameaçam a sobrevivência dos seres.
     O nosso projeto sobre o meio ambiente tem por princípio básico conscientizar os alunos sobre a necessidade de se construir uma prática social baseada na preservação do ambiente, isto é,
 para ter consciência de que para estarmos no mundo é necessário que cuidemos do mundo, não poluindo e criando formas de efetivar ações e atitudes de respeito e preservação ao meio ambiente.
    Os nossos olhares deverão estar atentos para a percepção das realidades ambiental, social, econômica e cultural e para os seres que constroem a relação nos micro e macro ambientes.
    O espaço deve ser lido através do seu entorno imediato, isto é, devemos criar com os alunos a certeza de que todos fazem parte, do Planeta Terra e por isso, somos igualmente responsáveis pela sua preservação e cuidado.
      Devemos chamar a atenção dos alunos para a questão do consumo e da produção exagerada de materiais, e resíduos que somados geram uma grande quantidade de lixo que poluem o planeta. 
       Em nossa discussão é importante criar com nossos alunos a certeza da criação e da efetivação de alternativas para a melhoria do meio ambiente, como a questão do lixo, da água, e da devastação das reservas de mata, da preservação do Parque da águas para chegarmos a estas alternativas teremos que trabalhar com eles a leitura de realidade e após isso o que fazer para melhorá-la e transformá-la.
      O nosso trabalho deve ter como fio condutor o diálogo interdisciplinar, isto é, quais são as linhas e as pontes em que todo o conhecimento produzido pelo homem se encontra e se alia para discutir e encontrar alternativas para a questão ambiental, assim nenhum conhecimento deve ser isolado ou parcializado, ele deve fazer parte do todo e estar articulado entre si.

 Objetivos: • Identificar-se como parte integrante e importante na formação do meio ambiente;
 • Desenvolver valores e atitudes de respeito com a natureza;
• Investir na mudança e transformação do pensamento, visando uma qualidade de vida que se relacione com a preservação do meio ambiente;
 • Conhecer e integrar as diferentes formas de caracterizar o meio ambiente;
 • Adotar postura crítica, dentro e fora da escola, que vise interações construtivas com o meio ambiente;
• Identificar a necessidade das cerâmicas locais quanto a extração da matéria-prima bem como seus impactos no meio natural, a fim de preservar o meio ambiente;
 • Valorizar a diversidade ambiental;
• Despertar a consciência ecológica de preservação e respeito pela natureza, através do reaproveitamento de materiais;
• Conhecer de que recursos da natureza são feitos os materiais, como o plástico, o vidro, o papel e o metal. • Pesquisar sobre como acontece a coleta do lixo no município de Sangão, se é feito reciclagem com esses materiais coletados ou que finalidade é dado a estes.
• Visitar o aterro sanitário onde é captado o lixo do município e também a empresa de reciclagem de plástico aqui existente;

 Conceitos /Conteúdos : Cada professor irá adaptar os conteúdos de acordo com o planejamento de sua classe.
 Operacionalização:
 Sugestões de filmes:
Wall-e
#Vídeos: -SOS O Planeta Terra Pede Vida
# Pesquisas bibliográficas sobre o assunto;
 # Pesquisa fotográfica; # Entrevistas e enquetes sobre a questão ambiental;
# Palestras com pessoas envolvidas com a questão ambiental;
 # Produção de folder, cartilhas, etc... sobre o assunto;
# Produção do Jornal Ecológico;
 # Vivência e excursão a locais degradados e preservados;
# Construção de paralelos, linhas do tempo e gráficos;
 # Produzir textos, histórias, teatro e músicas com a temática ambiental;
 # Confecção de cartazes, murais;
# Conhecer as leis municipais sobre o meio ambiente;
 # Pesquisa sobre a destinação do lixo e a importância da coleta seletiva;
 #Demonstrar como pode ser feita a separação do lixo em casa;
 #Trabalhar com o jornal “amigos da natureza” edição especial sustentabilidade entre outros.
 # Instigar o conhecimento empírico através da construção de uma horta com plantas medicinais;

  Cronograma: Este projeto será executado durante todo o ano letivo de 2014.
 Recursos Humanos : Estarão envolvidos neste projeto pedagógico toda a comunidade escolar; comunidade local e profissionais da área para apoio nas atividades.

 Recursos materiais: # Data show;
 # Laboratório de informática;
 #Máquina fotográfica;
 #Materiais didáticos;
 #Transporte escolar;
 # Livros;
# Revistas;
# Jornais;
# Filmes.

 Avaliação: A avaliação do ensino e aprendizagem será continua, através das atividades realizadas, considerando a participação, o interesse, o envolvimento de cada aluno, o domínio e a ampliação dos conhecimentos trabalhados no decorrer das aulas, de acordo com os critérios de avaliação da escola. 

Referências: 
# MEC/SEF (Secretaria da Educação Fundamental/MEC). Parâmetros curriculares nacionais: temas transversais. Brasília: MEC/SEF,1998.
 # PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA. Brasil: MEC, 1998.





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